Ferramenta orienta boas práticas para reduzir Infecções do Sítio Cirúrgico em cesáreas no Amazonas
Última atualização: 20 de Novembro de 2025 - 14:21
O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) disponibiliza, nesta quinta-feira (20/11), o Conjunto de Ferramentas para Prevenção de Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) em Parto Cesariano. O material foi elaborado para apoiar serviços de saúde na qualificação das estratégias de prevenção e controle de infecções em cesáreas, oferecendo orientações práticas para a implementação de ciclos de melhoria contínua.
O toolkit reúne instrumentos que auxiliam equipes no aprimoramento de processos, no monitoramento de indicadores e no fortalecimento das ações de prevenção de ISC. A iniciativa integra o projeto Previsc-BR, no qual a FVS-RCP atua como coordenação técnica regional nas três fases de execução, consolidando o Amazonas como referência nacional em vigilância e controle de infecções obstétricas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a participação da instituição na elaboração do material reforça o esforço contínuo de qualificação da assistência. “O toolkit reúne instrumentos que apoiam diretamente as equipes, fortalecendo organização, vigilância e tomada de decisão baseada em resultados”, afirma.
Para a diretora de Vigilância Hospitalar e Qualidade, Evelyn Campelo, o documento é essencial para ampliar a prevenção de infecções em partos cesarianos. O material foi desenvolvido pelo Previsc-BR em parceria com USP, CDC, Anvisa e FVS-RCP. Ela pontua que, no Amazonas, as CCIRAS e os Núcleos de Segurança do Paciente cumprem papel importante na promoção de práticas de prevenção, controle de infecções e segurança do paciente.
A integrante da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecções em Serviços de Saúde (Ceciss), Gabriela Ramos, reforça que o toolkit funciona como guia técnico para atendimentos mais seguros. “A consolidação de indicadores estruturados, protocolos padronizados e capacitações contínuas, agora reunidos em um único documento, oferece às equipes um suporte completo para monitoramento e tomada de decisão”, avalia.
Vigilância Hospitalar e Qualidade
A Vigilância Hospitalar e Qualidade integra a FVS-RCP e tem como missão proteger a saúde da população por meio do controle e prevenção de infecções hospitalares e eventos adversos em serviços de saúde, bem como identificação de agravos de interesse epidemiológico.
No âmbito estadual, atua no monitoramento e avaliação de hospitais, clínicas, ambulatórios e demais estabelecimentos de atenção à saúde públicos e privados, além de capacitar equipes municipais e orientar protocolos de segurança, vigilância, higiene e manejo de pacientes. Suas ações permitem a redução de riscos, identificação e resposta rápida a agravos, fortalecimento da qualidade assistencial e a promoção da segurança e da saúde no Amazonas.
TEXTO:Manuela Saraiva
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.
Nota Informativa
Informamos que no dia 19 de novembro de 2025 todos os nossos sistemas estarão fora do ar.
Nossos servidores estarão passando por um processo de migração para melhor atendermos a população.
A previsão de retorno é à meia-noite do mesmo dia ou assim que o processo for finalizado.
Desde já, agradecemos a compreensão.