Ação estratégica fortalece a vigilância em saúde em Itamarati
Última atualização: 19 de Novembro de 2025 - 16:09
Apoio técnico qualifica práticas de vigilância e amplia a capacidade
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, entre os dias 17 e 19 de novembro, um treinamento voltado ao fortalecimento das atividades de Vigilância em Saúde no município de Itamarati, (a 983 quilômetros de Manaus), com o objetivo de qualificar fluxos, práticas e a capacidade local de resposta em saúde.
A formação foi conduzida pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e pela Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT) da FVS-RCP. A ação integrou o apoio técnico ao Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes (DSEI/MRSA), Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condsi) e Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a relevância do apoio às equipes locais. “Promover vigilância qualificada no interior do Amazonas exige presença, diálogo e integração. A ação em Itamarati reforça a presença institucional em apoiar os municípios e os distritos sanitários de forma contínua, para estimular respostas mais rápidas e eficazes para proteção da saúde da população”, avaliou.
O diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, destacou o impacto técnico da ação. “A consolidação de fluxos, a qualificação das notificações e o fortalecimento do diagnóstico são pilares essenciais da vigilância. A atuação conjunta com o DSEI/MRSA e com a gestão municipal permite um modelo de vigilância mais integrado e resolutivo”, comentou.
Durante a ação, o enfermeiro da FVS-RCP, Diego Queiroz, destacou a importância da articulação entre instituições e reforçou orientações sobre procedimentos padronizados de vigilância, notificação de agravos, fluxos laboratoriais e protocolos de coleta e envio de amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), para o diagnóstico seguro e oportuno no território.
“Esta capacitação é um marco para a região, pois reuniu profissionais do SUS local, DSEI, AgSUS e lideranças indígenas, fortalecendo os acordos e a atuação conjunta na vigilância e na assistência”, destacou.
Rede Unificada
Para alcançar resultados efetivos, é essencial integrar todos os setores envolvidos na prevenção e promoção da saúde. O secretário municipal de saúde de Itamarati, Rodrigo Pinheiro, agradeceu o apoio recebido. “A presença da FVS-RCP, LACEN, AgSUS e do DSEI permite compreender melhor a nossa realidade e aprimorar o sistema de saúde local. As orientações repassadas fortalecem nossa capacidade de atuação”, disse.
A apoiadora técnica do DSEI/MRSA, Naraiza Caldas Lira, também destacou os avanços proporcionados pela parceria. “O fortalecimento do SUS nasce das parcerias entre as instituições de saúde. Quando trabalhamos de forma conjunta, transformamos o sistema em uma única saúde, mais forte e resolutiva”, destacou.
TEXTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.
Nota Informativa
Informamos que no dia 19 de novembro de 2025 todos os nossos sistemas estarão fora do ar.
Nossos servidores estarão passando por um processo de migração para melhor atendermos a população.
A previsão de retorno é à meia-noite do mesmo dia ou assim que o processo for finalizado.
Desde já, agradecemos a compreensão.