Reunião técnica orienta plano de ação para enfrentamento da esporotricose animal
Última atualização: 13 de Novembro de 2025 - 14:16
Ação reforça vigilância integrada entre saúde humana e ambiental no município do Baixo Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, na quinta-feira (13/11), uma reunião técnica remota com representantes das secretarias municipais de saúde de 19 municípios, com o objetivo de orientar a elaboração do plano de ação voltado ao enfrentamento da esporotricose animal, zoonose de relevância crescente no Amazonas.
A atividade foi coordenada pela equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental, por meio da Gerência de Zoonoses, com o objetivo de fortalecer a vigilância integrada no município, promover o alinhamento de fluxos e apoiar estratégias de prevenção, diagnóstico e manejo adequado de casos animais, reduzindo riscos de transmissão à população.
Durante a agenda técnica, foram repassadas orientações sobre identificação clínica da doença em animais, fluxos de notificação, manejo seguro, medidas de proteção, estratégias de educação em saúde e articulação intersetorial para ações no território.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância de uma resposta articulada diante do avanço da esporotricose no estado.
“O avanço da esporotricose no Amazonas exige vigilância ativa, integração entre setores e atuação rápida dos municípios para conter a transmissão e proteger a população”, explicou.
O médico-veterinário da FVS-RCP, Deugles Sousa, reforçou a necessidade de coordenação técnica para fortalecer a rede local.
“A esporotricose demanda ações alinhadas entre vigilância ambiental, atenção básica e zoonoses. Esta orientação técnica permite que os municípios desenvolva um plano estruturado, com protocolos claros e estratégias de campo adequadas para identificar em tempo oportuno a doença”, disse.
A reunião contou com a participação dos gestores das Secretarias de Saúde e área técnica dos setores de zoonoses, fortalecendo a atuação conjunta para o enfrentamento da doença no território.
TEXTO e FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.