Governo Presente: Ação da FVS-RCP amplia proteção contra HIV, sífilis e ISTs
Última atualização: 22 de Novembro de 2025 - 14:15
Atividade incluiu distribuição de insumos de prevenção, testagens rápidas para ISTs e orientações em saúde sexual
Neste sábado (22/11), durante mais uma edição do Governo Presente, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou ações de promoção da saúde no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, contabilizando 116 atendimentos e 464 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Ao longo da ação, além dos exames, a população recebeu orientações sobre saúde sexual, prevenção combinada e informações essenciais para reduzir o risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram distribuídos insumos estratégicos, como 14.400 preservativos externos, 300 preservativos internos, 3.000 géis lubrificantes e 70 autotestes para HIV.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação reafirma o papel social da instituição no cuidado à população.
“Levar informação e acesso aos serviços de prevenção é uma forma de fortalecer vínculos com a comunidade. Quando chegamos perto das pessoas, criamos oportunidades reais de cuidado e proteção à saúde”, destacou.
O diretor técnico de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, reforçou a importância da educação em saúde no enfrentamento às ISTs.
“Aproveitamos espaços coletivos para promover informação, divulgar práticas de cuidado e ampliar o uso de insumos. Hábitos saudáveis são aprendidos e multiplicados”, afirmou.
Participante da ação, Edilena Gomes, 52 anos, explicou sua escolha para participar.
“Minha filha é da área da saúde, então sempre faço os testes. É rápido, indolor e muito importante. Eu recomendo”, disse.
Vinculos de Cuidado
Entre as principais recomendações da FVS-RCP para a prevenção das ISTs estão: o uso de preservativo interno ou externo em todas as relações sexuais; a realização regular de testagens para acompanhamento da própria saúde; o uso de gel lubrificante para reduzir o risco de lesões; a vacinação contra hepatites A e B; a adoção de estratégias da prevenção combinada como Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP); autotestes para HIV; e a manutenção de um diálogo aberto com parceiros sobre saúde sexual.
TEXTO e FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.
Nota Informativa
Informamos que no dia 19 de novembro de 2025 todos os nossos sistemas estarão fora do ar.
Nossos servidores estarão passando por um processo de migração para melhor atendermos a população.
A previsão de retorno é à meia-noite do mesmo dia ou assim que o processo for finalizado.
Desde já, agradecemos a compreensão.