Dezembro Vermelho: Inscrições abertas para Workshop que destaca avanços e desafios do HIV e Aids no Amazonas
Última atualização: 26 de Novembro de 2025 - 14:12
Entre os dias 3 e 4 de dezembro, o evento ocorre no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Aleam, zona centro-sul de Manaus
Como parte das ações que marcam a mobilização do Dezembro Vermelho, a partir desta quarta-feira (26/11) estão abertas as inscrições para o Workshop “Panorama e Expectativas sobre HIV e Aids” e para o 3º Seminário de HIV e Juventude. Os eventos serão realizados nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 8h, no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Mário Ypiranga Monteiro, 3.950 – Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
As inscrições podem ser acessadas pelo link https://abre.ai/n9MQ. A realização do evento é coordenada pelo Fórum Amazonas de Organizações da Sociedade Civil em IST, HIV, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fhuam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) entre outras instituições que atuam na defesa da saúde integral e dos direitos da população.
Para a coordenadora executiva do Fórum Amazonas, Evalcilene dos Santos, a iniciativa dos eventos surge da necessidade de ampliar o diálogo e revisar estratégias diante das mudanças constantes relacionadas ao HIV/Aids.
“A construção deste encontro foi pensada para promover um diálogo qualificado, reconhecer desafios e estimular novos olhares sobre a nossa realidade. Movimentos sociais, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids + Amazonas, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, a Rede de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, além de instituições governamentais e do parlamento, precisam unir esforços para promover políticas públicas. E isso só acontece quando discutimos coletivamente e com transparência”, reforça.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que representa o órgão responsável por coordenar o Programa Estadual de IST/Aids, o momento reforça o pacto contínuo com a prevenção e o cuidado.
“É uma pauta permanente e prioritária para a FVS-RCP. Este evento vai além de um encontro, é um instrumento de educação e mobilização social, necessário para fortalecer a cultura de prevenção. É preciso acender um alerta — as pessoas jovens, especialmente entre 20 e 39 anos, seguem como as mais afetadas pela doença. Isso exige novas estratégias, para que a informação qualificada ultrapasse barreiras e se transforme em realidade. É possível, sim, viver a liberdade sexual com segurança e prevenir o HIV/Aids”, reforça.
O evento tem vagas limitadas e é voltado a profissionais, gestores, organizações da sociedade civil e juventudes interessadas em integrar um espaço de diálogo e construção coletiva. A proposta é fortalecer ações integradas de prevenção, cuidado e promoção da saúde que ampliem a resposta ao HIV e à Aids no Amazonas, envolvendo desde a formulação de políticas públicas até iniciativas educativas que impactem diretamente as populações mais vulneráveis.
TEXTO: Maíra Pessoa
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.