Notícias



FVS-RCP destaca vigilância da violência no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Última atualização: 3 de Dezembro de 2025 - 14:55

O encontro reuniu participantes de diversas áreas da saúde, pesquisa e movimentos sociais

Com o tema vigilância da violência, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) marcou presença, na quarta-feira (03/12), no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), em Brasília. 

Durante o congresso, a coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) da FVS-RCP, Cassandra Torres, participou da mesa dedicada à vigilância da violência e apresentou a experiência do Amazonas com o tema “A Vigilância de Violências pela proteção de Crianças e Adolescentes”. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que o trabalho desenvolvido no Amazonas reflete o empenho da instituição na proteção das populações vulneráveis.

“Essa atuação intersetorial, que reúne saúde, educação, assistência, segurança e sociedade civil, fortalece nossa capacidade de resposta e amplia o cuidado em todo o estado. Os resultados apresentados evidenciam avanços construídos com seriedade e sensibilidade, consolidando uma rede mais preparada para prevenir, identificar e enfrentar situações de violência”, destacou.

Durante a apresentação, a coordenadora estadual do programa VIVA, Cassandra Torres, destacou o impacto do trabalho articulado no território.

“Reforçamos como a vigilância das violências tem se consolidado como uma frente estratégica de proteção integral. Os dados, as ações e as articulações que desenvolvemos entre 2022 e 2025 mostram que, quando unimos esforços com os diferentes setores que compõem o SGDCA, conseguimos enxergar o território com mais profundidade e responder de forma mais efetiva.” comenta.

Notificar para proteger 

Entre os avanços apresentados, é o desenvolvimento do Sistema de Qualificação de Dados de Violências, uma plataforma da FVS-RCP, estruturada com tecnologias modernas para aprimorar a análise, o monitoramento e a consistência dos dados notificados no SINAN. 

O sistema auxilia na identificação de inconsistências e incompletitudes dos dados produzidos pelas Fichas de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada, fortalecendo o monitoramento dos dados e a tomada de decisão baseada em evidências.

TEXTO: Manuela Saraiva 

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.