Notícias



Em Tapauá, governador Wilson Lima inaugura novo prédio da Gerência Municipal de Endemias, Centro de fisioterapia e a sala de estabilização do hospital da cidade
Última atualização: 19 de Dezembro de 2025 - 10:04

O governador Wilson Lima inaugura, na quinta-feira (18/12), em Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), uma sala de estabilização no Hospital Ana Tereza Ponciano, o Centro de Fisioterapia, e o novo prédio da Gerência de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. As entregas são frutos da parceria entre Estado e Município, para o fortalecimento de rede de atenção à saúde. Também serão entregues medicamentos, equipamentos e insumos para a rede hospitalar e para a Gerência de Endemias.

A sala de estabilização é um local de assistência temporária e qualificada. O espaço é equipado e preparado para garantir assistência ininterrupta e prover suporte vital, monitoramento contínuo e intervenções rápidas para estabilizar pacientes em condições médicas graves, como traumas, paradas cardiorrespiratórias, insuficiência respiratória aguda, entre outras emergências médicas.

A entrega amplia a capacidade do hospital em ofertar assistência imediata, garantindo melhor atendimento em situações de urgência e emergência. O hospital também receberá da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 36 mil itens de medicamentos e 56 mil unidades de insumos e produtos para a saúde. O governador também participa da entrega de um Centro de Fisioterapia do município. 

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta a importância da atuação conjunta entre Estado e Município para o fortalecimento da rede e para uma saúde cada vez mais autônoma e resolutiva no interior. “O Estado se faz presente com investimentos e também com insumos e apoio técnico, não apenas em Tapauá, mas em todos os outros municípios. Além de ações, como as que estamos vendo hoje, podemos citar os repasses diretos, como é o caso da repactuação em que o governo entra com uma contrapartida para financiar a assistência no interior. Podemos citar também a repartição entre os municípios de parte do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Amazonas)”, relacionou.

Avanço em Vigilância em Saúde

Com o objetivo de promover e apoiar ações de rotina e estratégicas da Vigilância em Saúde, o Governo do Amazonas inaugura o novo prédio da Gerência Municipal de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tapauá. A nova estrutura integra a parceria com a Prefeitura de Tapauá, fortalecendo a atuação estratégica entre Município e Estado para ampliar a resposta às endemias no território.

A nova unidade também está sendo contemplada com a entrega de duas bombas de borrifação intradomiciliar, voltadas ao fortalecimento das ações de controle vetorial da malária. Também serão entregues seis biossensores para testagem da atividade da enzima G6PD — etapa fundamental para a segurança no tratamento de pacientes com o novo medicamento de dose única para malária vivax —, além de 250 fitas para a realização dos testes e 140 tratamentos do novo medicamento.

O município também receberá duas máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume), destinadas ao controle do Aedes aegypti, reforçando as estratégias de enfrentamento às endemias, com impacto direto nas ações de prevenção da dengue e de outras arboviroses.

As ações são coordenadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). De acordo com a diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, o investimento evidencia a prioridade do Estado no fortalecimento do controle vetorial e na ampliação da capacidade operacional dos municípios. 

“O controle vetorial é um eixo fundamental das nossas ações, tanto para a malária quanto para a dengue. Estamos promovendo a qualificação das equipes de campo e ampliando as estratégias de borrifação intradomiciliar, com foco em ampliar a resposta nos territórios de maior risco”, destacou.

 

TEXTO:Maíra Pessoa/FVS-RCP

FOTO:  Diego Perez/Secom


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.