Notícias



Amazonas participa de reunião nacional para fortalecer Vigilância de Micoses endêmicas e oportunistas
Última atualização: 24 de Setembro de 2026 - 08:37

Encontro reuniu representantes estaduais para discutir estratégias, diagnóstico e organização da vigilância


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, nos dias 22 e 23 de setembro, em Brasília, da 1ª Reunião de Pontos Focais Estaduais da Vigilância de Micoses Endêmicas e Oportunistas, promovida pelo Ministério da Saúde. 

O encontro reuniu representantes dos estados brasileiros para fortalecer a vigilância das micoses endêmicas e oportunistas, com troca de experiências e alinhamento de estratégias relacionadas ao diagnóstico, assistência e produção de informações epidemiológicas.

As micoses são infecções causadas por fungos. A vigilância acompanha os casos, identifica mudanças no cenário epidemiológico e orienta ações de prevenção, diagnóstico e assistência, incluindo as micoses endêmicas e aquelas que afetam principalmente pessoas com baixa imunidade. 

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a presença do Amazonas é estratégica para fortalecer, ainda mais, a vigilância em saúde em desenvolvimento no Amazonas. “Essa integração nos ajuda a estar ainda mais sensíveis aos casos, aprimorar fluxos e fortalecer a rede de diagnóstico”, salienta Tatyana.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP e responsável técnica pelo agravo da esporotricose humana, Ranyelle Oliveira, a programação contemplou debates sobre a implementação da vigilância nos territórios, desafios e oportunidades enfrentados pelos estados a definição de prioridades para o fortalecimento das ações.

Um encontro que, segundo ela, vai além da troca de conhecimentos técnicos. "Além de ampliar conhecimentos, participar desse espaço permite compartilhar a realidade e os desafios do nosso território, além de conhecer experiências desenvolvidas em outras regiões", destaca Ranyelle. 


Sobre o evento

A programação abordou temas relacionados à estruturação da vigilância das micoses endêmicas e oportunistas, organização da linha de cuidado, fortalecimento da rede de diagnóstico, produção e uso de informações epidemiológicas e acesso a medicamentos antifúngicos. 

O encontro também incluiu discussões específicas sobre a vigilância da esporotricose humana e animal, experiências desenvolvidas pelos estados e estratégias para ampliar a atuação da vigilância e  da assistência para a Atenção Primária à Saúde.


TEXTO: Beatriz Crispim / FVS-RCP

FOTO: Divulgação/FVS-RCP


icone de segurança

Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.