Capacitação fortalece vigilância das anomalias congênitas no Amazonas
Última atualização: 21 de Outubro de 2026 - 12:27
FVS-RCP promoveu encontro on-line para orientar profissionais de saúde sobre a identificação e a notificação de casos em crianças
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Telessaúde, promoveu, nesta quarta-feira (21/10), o webinário “Vigilância das Anomalias Congênitas no Amazonas”. A atividade ocorreu das 9h às 12h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e foi destinada a profissionais de saúde e estudantes.
Coordenada pela Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a web-aula foi conduzida por Vanderlice Castro Galucio, responsável técnica estadual pela Vigilância das Anomalias Congênitas da FVS-RCP, e por Erian de Almeida Santos, gerente do Núcleo de Sistemas de Informação da Fundação.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explicou que as anomalias congênitas são alterações na estrutura ou no funcionamento do organismo que se desenvolvem durante a gestação e podem ser identificadas no pré-natal, ao nascimento ou ao longo do primeiro ano de vida.
“A identificação precoce dessas alterações é importante para orientar o acompanhamento em saúde e possibilitar intervenções oportunas. As anomalias congênitas estão entre as principais causas de mortalidade no primeiro ano de vida e podem resultar em deficiências na infância”, ressalta Tatyana Amorim.
Segundo uma das palestrantes da FVS-RCP, Vanderlice Castro, a notificação adequada dos casos contribui para dimensionar o problema e para o acompanhamento das crianças.
“Quando o caso é notificado corretamente, é possível organizar e planejar a rede de cuidado (cirurgia, cardiologia pediátrica, reabilitação), percebemos a tempo um aumento de casos, como aconteceu com a microcefalia pelo Zika, e garantimos que a criança seja acompanhada. Cada anomalia registrada é uma criança que o SUS enxerga,” comentou Vanderlice.
Durante o webinário, foram abordados temas como a inclusão das anomalias congênitas na Lista Nacional de Notificação Compulsória e as orientações para o correto preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV) e da Declaração de Óbito (DO).
TEXTO: Milenna Campos / FVS-RCP
FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.