Monitoramento dos indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS)

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) foi criado em 2013 e regulamentado conforme artigos 838 a 847 e Anexos XCVII a CI, da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e os artigos 475 a 483, da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

Este Programa é voltado para o aperfeiçoamento do SUS e para garantia da integralidade das ações e serviços, contribuindo para a melhoria das condições de saúde, redução das iniquidades e para a promoção da qualidade da população.

 

Indicador 1: Proporção de registros de óbitos alimentados no SIM em relação ao estimado, recebidos na base federal em até 60 dias após o final do mês de ocorrência. (EM CONSTRUÇÃO)   

Painel de Avaliação dos Indicadores do PQA-VS    (Anual)

Indicador 2: Proporção de registros de nascidos vivos alimentados no Sinasc em relação ao estimado, recebidos na base federal até 60 dias após o final do mês de ocorrência. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 3: Proporção de Salas de Vacina com alimentação mensal no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), por município. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 4: Proporção de vacinas selecionadas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 2 anos -Pentavalente (3ª dose), Pneumocócica 10-valente (2ª dose), Poliomielite (3ª dose) e Tríplice viral (1ª dose) - com cobertura vacinal preconizada. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 5: Percentual de amostras analisadas para o Residual de Agente Desinfetante em água para consumo humano (cloro residual livre, cloro residual combinado ou dióxido de cloro). (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 6: Proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata nacional (DNCI) encerrados em até 60 dias após notificação. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 7: Proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno.    (Anual)

Indicador 8: Número de ciclos que atingiram mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 9: Proporção de contatos examinados de casos novos de hanseníase.    (Anual)

Indicador 10: Proporção de contatos examinados de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial.    (Anual)

Indicador 11: Número de testes de sífilis por gestante. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 12: Número de testes de HIV realizado. (EM CONSTRUÇÃO)   

Indicador 13: Proporção de preenchimento do campo "ocupação" nas notificações de agravos relacionados ao trabalho.    (Anual)

Indicador 14: Proporção de notificações de violência interpessoal e autoprovocada com o campo raça/cor preenchido com informação válida.    (Anual)