O que é?
É a inspeção sanitária que avalia os processos de trabalho realizados nos estabelecimentos de saúde de Alto Risco (Risco III) sob competência da FVS-RCP, que se dá por meio da aplicação de instrumentos de avaliação de risco sanitário, como Roteiros, Checks-lists, etc. Por meio das inspeções é possível avaliar as condições sanitárias de funcionamento para que possíveis não conformidades sejam sanadas de forma que os serviços tenham qualidade e que se garanta a saúde e a segurança do paciente. Essas inspeções ocorrem em Hospitais, clínicas especializadas, laboratórios entre outros classificados como Risco III (Alto Risco). Após a inspeção é gerado um Relatório ou Parecer Técnico, o qual contém todas as informações e poderá ser utilizado para condução das correções e tratativas e, ainda, em situações especiais, ser utilizado para processo de habilitação.
Quem pode utilizar este serviço?
Estabelecimentos de serviços de saúde e de interesse à saúde, de Alto Risco (Risco III), sob competência da FVS-RCP, públicos e privados, localizados no Interior do Estado do Amazonas, como por exemplo, hospitais, clínicas, serviços assistenciais especializados, serviços de diagnóstico por imagem e de análises clínicas.
Formas e Etapas para a realização deste Serviço:
Os estabelecimentos públicos sob gestão municipal poderão solicitar a inspeção, incluindo a motivação, se licenciamento ou processo de habilitação de serviços junto ao Ministério da Saúde, através do envio de Ofício direcionado à Presidência da FVS-RCP juntamente com o Requerimento Padrão e demais documentos dos responsáveis legais e técnicos da Unidade.
Protocolização: A documentação deverá estar em formato PDF e ser enviada ao e-mail protocolo@fvs.am.gov.br. Após envio, o usuário receberá o número do
Processo para acompanhamento no Sistema SIGED, disponível no link: